Como o Blockchain afetará a economia digital

A sobrevivência de qualquer organização depende de sua capacidade de superar competidores e mercados para atrair e recompensar talentos, idéias e capital.
À medida que os custos de comunicação e transação diminuíram drasticamente devido à internet, surgiram novas plataformas, fornecendo bens e serviços a uma velocidade e eficiência inimagináveis ​​anteriormente.

Esses novos players digitais aproveitaram as mudanças na tecnologia subjacente para desafiar os modelos de negócios estabelecidos e repensar as cadeias de valor pré-existentes. Os que conseguiram o fizeram porque conseguiram um nível de eficiência que os seus homólogos de tijolos e argamassa tiveram problemas para replicar.

Através da reputação on-line e dos sistemas de feedback, os players digitais conseguiram criar mercados globais onde indivíduos, produtos e serviços poderiam ser comparados de forma mais eficaz do que nunca. Ao fornecer curar e garantir a segurança das transações, esses novos tipos de intermediários conseguiram obter os retornos dessa primeira onda de digitalização.

Uma transformação semelhante está prestes a acontecer na medida em que a tecnologia blockchain e cryptocurrencies amadurecem e as aplicações mainstream emergem. Sob esta nova onda de mudanças tecnológicas, os intermediários ainda poderão agregar valor às transações, mas a natureza da intermediação mudará fundamentalmente.

Enquanto alguns players estabelecidos poderão aproveitar essa oportunidade para escalar ainda mais suas operações, outros serão desafiados por novos participantes, propondo abordagens inteiramente novas para criação de valor e captura de valor.

Então, aqui fica a dica.
Abraços; Thiago Pereira Rosa